Consumo de Carboidrato e Disfunção Respiratória nas DNM

As doenças neuromusculares representam o grupo de doenças que compromete a unidade motora; corpo celular do neurônio motor inferior, o seu prolongamento, a junção neuromuscular ou o tecido muscular esquelético. Podemos citar como exemplos de doença neuromuscular a Esclerose Lateral Amiotrófica/Doença do Neurônio Motor, Atrofia Muscular Espinhal, Distrofias Musculares, Miopatias, Miastenia Grave, entre outras.

Uma das características desses pacientes é a fraqueza da musculatura respiratória que se não tratada em conjunto com uma alimentação adequada pode piorar o quadro. A Dra. Cristina Salvioni que é nutricionista na Neuroqualis e especialista no assunto explica que especificamente para pacientes com disfunção respiratória a oferta de energia deve ser mantida à custa de gordura com dieta hipergordurosa (>35% do valor calórico total diário) a fim de minimizar a produção de dióxido de carbono. Ela comenta que enquanto a conduta terapêutica não for direcionada pelo profissional fisioterapeuta o consumo de carboidratos deve ser restrito sob o risco comprometimento da função respiratória.

A Neuroqualis conta com uma equipe especializada no atendimento do paciente neurológico, oferecendo atendimento nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição.

Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Simone Andrade
Eduardo Vital

#ELA #ALS #nutricao #nutri #fonoaudiologia #fono #fisioterapia #fisio#neuromuscular #doencasraras #fisioresp #abrela #prescricaodietetica#estadonutricional #NQ #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe

Pular para a barra de ferramentas