Fisioterapia aquática em distrofias musculares
A fisioterapia aquática é frequentemente indicada para pacientes com distrofia muscular tanto pelos profissionais da saúde como em guias de tratamento para essas doenças. Entretanto, ainda não existe um consenso acerca dos parâmetros que devem ser utilizados para a adequada indicação para pacientes com distrofias muscular como, temperatura da água, frequência de terapia, duração da sessão, o método mais adequado para monitorar e mensurar alterações no sistema cardíaco e pulmonar que são frequentemente acometidos nesses pacientes. E um parâmetro não menos importante, a fadiga.
Desta forma, as pesquisadoras Ana Angélica Lima e Luciana Cordeiro realizaram uma revisão sistematizada do tipo escopo, ou seja, mapearam na literatura todos os estudos sobre a questão: “Como a fisioterapia aquática tem sido utilizada em pacientes com distrofia muscular?”, encontrando 20 estudos.
Após a análise de todos os estudos, as autoras observaram um predomínio de estudos em distrofia muscular de Duchenne em que avaliaram a amplitude de movimento, força muscular e desempenho funcional por meio de escalas. Observaram também que alguns estudos avaliaram diferentes parâmetros do sistema pulmonar, como volumes, capacidades e frequências. No caso do sistema cardíaco, apenas foi avaliada a frequência cardíaca.
As autoras também observaram um predomínio de sessões de 45 minutos e média de uma ou duas vezes na semana, por no mínimo 21 semanas. Com temperatura média da água de 32,7°C (±1,6) e o nível de imersão foi variável entre a sétima vertebral cervical e o processo xifóide.
Este estudo de revisão sistematizada do tipo escopo nos fornece algumas orientações de como utilizar a fisioterapia aquática nesses pacientes, mas também nos demonstra que ainda existe muito a ser feito, como investigar os efeitos no sistema respiratório e cardíaco, e mensurar a fadiga.
Para mais informações, o artigo está disponível em:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502020000100100
Neuroqualis – Clínica, Ensino e Pesquisa em Saúde e Educação
Equipe especializada no atendimento do paciente com Doenças Neurológicas / Neuromusculares, nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição.
WhatsApp: (11) 9.9356-4387
adm.neuroqualis@uol.com.br
Rua dos Otonis, 570 - Vila Clementino – São Paulo/SP ... See more