Estratégia para o sucesso da ventilação mecânica nos pacientes com doenças neuromusculares

 

Um alerta para os pacientes que utilizam ventilação mecânica, seja ela invasiva ou não invasiva. O ventilador é programado, para atender a demanda ventilatória do paciente. Sabemos que está satisfatória, quando o paciente refere bem estar, tem boa expansibilidade torácica, saturação de oxigênio acima de 95%, frequência cardíaca dentro dos padrões de normalidade e ausência de infecções respiratórias.

Mesmo estando tudo bem, a cada três meses precisamos rever essa programação, fazer a leitura dos dados do ventilador (download) e avaliar o paciente. Se houver qualquer anormalidade nesse período, a avaliação deve ser antecipada. Segundo a fisioterapeuta respiratória especialista em doenças neuromusculares, Simone Holsapfel, essa é uma das intervenções terapêuticas, utilizada como estratégia para mudar a evolução natural da doença.

Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Eduardo Vital
Simone Andrade
Isa Anequini Leite

#fisio #fisioterapia #ortostatismo #reabilitacao #neuromuscular #doencasneuromusculares #fono #fonoaudiologia #fisioterapiamotora #fisio #fisioresp #acupuntura #nutricao #nutri #NQ #neuroqualis #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe

Pular para a barra de ferramentas