Fisioterapia motora nas DNM em tempos de quarentena
A fisioterapia motora para os pacientes com doenças neuromusculares tem um papel fundamental na prevenção de encurtamentos e deformidades, manutenção da amplitude de movimento articular e da força muscular, e a promoção da funcionalidade por meio de exercícios e adaptações no ambiente. Esse trabalho conta como principal instrumento as mãos do fisioterapeuta e seu contato muito próximo com o paciente para executar de maneira mais segura e adequada todas as condutas citadas anteriormente, de maneira a respeitar as queixas e limitações de cada paciente, assim como, ser um instrumento de facilitação de suas potencialidades.
Considerando que em grande parte das doenças neuromusculares frequentemente existe o comprometimento do sistema respiratório como é o caso das distrofias musculares, atrofia muscular espinal, esclerose lateral amiotrófica, entre outras doenças. A atual situação de pandemia por COVID-19 oferece um risco adicional aos nossos pacientes, sendo de extrema importância seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.
Tendo em vista que o atendimento de fisioterapia motora é contínuo para os pacientes com doenças neuromusculares e no atual momento a recomendação é para os pacientes permanecerem em seus domicílios e diminuir circulação de em suas casas, surgiram algumas estratégias para contornar essa situação e os pacientes não deixarem de ser assistidos como, os atendimentos à distância ou também chamados de teleconsultas e telemonitoramento.
As teleconsultas, teleconsultorias e telemonitoramentos foram aprovados pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) por meio da Resolução nº 516 no dia 20 de março de 2020 como uma estratégia para realizar atendimentos à distância durante o período de epidemia do COVID-19, assim, por meio de consultas clínicas e monitorização à distância que podem ser tanto em tempo real (por exemplo, vídeo chamada) ou não realizada em tempo real (por exemplo, por vídeos de orientações aos pacientes) os pacientes não deixam de ser assistidos pelos profissionais de fisioterapia.
Ademais é importante considerar as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde de proteção à todos os indivíduos que são mais vulneráveis nesse momento, sendo o caso dos pacientes com doenças neuromusculares, assim como, a recomendação de isolamento social para contenção da disseminação da doença. Desta forma, as estratégias de teleconsultas e telemonitoramento são estratégias prudentes para proteção dos pacientes e continuidade dos tratamentos de fisioterapia motora tão essenciais para manutenção da funcionalidade e de qualidade de vida dos pacientes.
À vista disso, reforçamos que cada paciente tem suas particularidades e sempre devem ser ponderados os riscos e benefícios juntamente com a família e o paciente de substituir nesse momento os atendimentos presenciais pelos atendimentos à distância. Por fim, consideramos que o atendimento à distância é apenas uma estratégia afim de proteger os pacientes nesse momento e contemplamos pelo momento de retornar a nossos atendimentos presenciais o mais breve possível de forma segura para todos.
Fisioterapia motora Neuroqualis Ana Angélica Lima Isa Anequini Leite
Neuroqualis – Clínica, Ensino e Pesquisa em Saúde e Educação
Equipe especializada no atendimento do paciente com Doenças Neurológicas / Neuromusculares, nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição.
WhattsApp: (11) 9.9356-4387
adm.neuroqualis@uol.com.br
Rua dos Otonis, 570 - Vila Clementino – São Paulo/SP ... See more