Você faz uso do ventilador mecânico adequado?

 

O sucesso da ventilação mecânica domiciliar depende de vários fatores e a escolha do ventilador adequado é uma delas. Essa escolha depende da característica do paciente (adulto ou pediátrico), dependência ventilatória e se a ventilação é não invasiva (máscara) ou invasiva (traqueostomia).

Para as doenças neuromusculares a principal característica do equipamento é que ele permita ventilação de forma assistida, controlada e com frequência respiratória (FR) de backup.

Inicialmente, um ventilador do tipo binivel com pressão limitada a 30 cmH2O e FR de backup, atende o paciente que tem indicação para ventilação noturna de forma não invasiva e é capaz de manter ventilação espontânea no caso de falha do equipamento.

Com a progressão da doença e aumento da demanda ventilatória, ventiladores do tipo binível com limite de pressão de 40 cmH20 e bateria interna, estão indicados para os pacientes que são dependentes de ventilação no período noturno e intermitente no diurno.

Já para os pacientes dependentes de ventilação mecânica por mais de 16 horas, seja de forma invasiva ou não invasiva, está indicado os ventiladores do tipo suporte à vida. São equipamentos que permitem ventilar a pressão ou volume, apresentam bateria de maior autonomia e possibilidade de circuitos diferentes para melhor monitorização do paciente.

Consulte sempre um especialista. A Neuroqualis tem profissionais capacitados que podem auxiliar na escolha do ventilador correto. Ventilação mecânica inadequada pode mais prejudicar do que ajudar!

Cristina Salvioni
Adriana Leico Oda
Eduardo Vital
Simone Andrade
Isa Anequini Leite

#fisio #fisioterapia #alongamento #reabilitacao #neuromuscular #doencasneuromusculares #fono #fonoaudiologia #fisioterapiamotora #fisio #fisioresp #acupuntura #nutricao #nutri #NQ #neuroqualis #equipemultidisciplinar #trabalhoemequipe

Pular para a barra de ferramentas